terça-feira, 24 de fevereiro de 2009


  Hoje é dia de Carnaval... Que verdadeira euforia!
  Imensas pessoas usando máscaras, as ruas cheias mesmo de noite. Pensar em encontrar estacionamento perto dos bares é loucura... Eu tentei! O que por si só, se torna prova irrefutável de algo louco! Enfim, os amigos estão primeiro e fazem-se os sacríficios...

  Embora eu não me mascare há mais de dez anos, corrigindo, embora eu não me mascare mais do que o normal, até acho gira a ideia do carnaval actual. Um dia em que podemos parecer algo que não somos... Mais gira seria ainda essa ideia se assim não fosse durante o ano todo para grande parte desta gente...

  Estás girissima!"Ganda" maluco! Eu hoje só trouxe os elásticos... Uma gargalhada, um sorriso e uma palmada nas costas...
  Vê-se polícias, ladrões, prisioneiros, chulos, freiras, "travestis", demónios, "anjinhas", prostitutas, "toureiras", "vacas", "cobras", novos ricos, vagabundos, palhaços, "porcos" e muito mais... Ou seja, vê-se um pouco de tudo o que já é bem normal sempre que se saí de casa para ir a um bar que se preze... Ora bem, tudo isto é bem natural (como o iogurte? sim...), a inspiração vem sempre de algum lugar. As vivências destas pessoas constroem peça por peça suas máscaras...

  Pinta-te, dança e canta! Hoje ninguém leva a mal...
  Este ano mais uma vez, ou pela primeira vez, não me mascarei, não tive vontade e achei que não teria lógica fazê-lo...
  Sem máscara, não sorri em falso e não disse coisas que não senti. Sem máscara, estive triste quando estive que estar e soltei gargalhadas quando as poderia conter...
  Cantei para mim, sonhei por mim e voltei quando foi preciso...

  Até pode parecer que critico o carnaval ou as pessoas nesse dia em específico, mas não! Nem pensar! A crítica é só imposta como tal quando dia se torna em dias, meses e anos... Como já disse, até gosto bastante desta festa carnavalesca, enfeita-me a vida! Carnaval é bom no geral mas em dia específico...
  Parabéns por esta festa, por este dia, a todos os que participaram! A beleza e as cores do carnaval são feitas de todos vós! Quanto mais pessoas aderirem, neste dia, mais carnaval é e mais a tradição se fortalece...

  Hei, Carnaval, eih.. Não tenho motivos para festejar, mas alegro-me por existir pessoas que tenham...

  Permanece a esperança de que no final muitos caiam em si deixando partir suas máscaras...

  No próximo ano quero ter motivos para me máscarar nesta altura!

  Um pouco da História do carnaval:
  "O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
  A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

  Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.

  A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. A esta favorável recepção, acrescentou-se as famosas marchinhas carnavalescas que incrementaram a festa e a fez crescer em quantidade de participantes e em qualidade."
  Por Gabriela Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário